Picape voadora em duna: concessionária cancela marketing que usaria infrator como protagonista
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Empresário Valécio Nogueira divulgou vídeo falando sobre fim da campanha. Ele declarou que não conhecia a força do carro no episódio em que saltou da duna, em maio desse ano. Motorista que 'voou' por cima de duna com picape teve campanha de marketing cancelada
Uma ação de marketing que teria como protagonista o empresário Valécio Nogueira Granjeiro, que ‘voou’ sobre uma duna de Canoa Quebrada usando uma picape, foi cancelada pela concessionária de automóveis, com gravação de vídeo que havia sido realizada em Fortaleza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Em imagens de bastidores divulgadas pelo empresário, ele aparecia vestindo um terno preto e chegando a uma loja da Ford Crasa. Ele seria recebido em um tapete vermelho, ao lado de atores que atuavam como seguranças e uma repórter. Em seguida, ele receberia as chaves de uma nova picape.
Após repercussão negativa nas redes sociais, Valécio divulgou um novo vídeo afirmando que a campanha não será realizada (veja vídeo acima). A informação foi confirmada pela concessionária. Atualmente, o processo para suspensão da carteira de motorista de Valécio pelo "voo" na picape está em andamento.
‘Voo’ sobre a duna não foi planejado
Valécio Nogueira afirmou que 'voo' sobre duna não foi planejado
Reprodução
No vídeo gravado para as redes sociais neste sábado (5), Valécio declarou que não havia planejado a manobra realizada com a picape em maio deste ano, quando subiu a duna e praticamente voou por cima de um buggy que estava parado no local, no município de Aracati.
“Eu não conhecia a força do carro e não imaginava que aquilo pudesse acontecer”, disse o empresário. Ele é proprietário de supermercados na cidade de Russas, a 166 quilômetros de Fortaleza.
LEIA TAMBÉM:
Saiba quem é o motorista da picape que 'voou' sobre buggy em duna do Ceará
‘Voo’ a 10 metros de altura e impacto de 26 toneladas no solo: por que picape ficou destruída após manobra em duna
Motorista de picape que 'voou' sobre buggy no Ceará ficou desmaiado após impacto da 'aterrissagem'
Na publicação, ele explicou que o vídeo feito em parceria com a Ford Crasa seria uma “campanha bem-humorada”, tentando transformar o primeiro episódio em algo positivo. Ele também negou ter sido presenteado com uma nova picape, afirmando que comprou um novo veículo na concessionária com o próprio dinheiro.
“O que me deixa mais triste é que o vídeo trazia de uma forma divertida uma mensagem sobre conscientização e responsabilidade no trânsito. Sei que muita gente me julgou pelo que aconteceu no salto, mas eu queria dizer que nada daquilo foi planejado”, declarou.
Campanha sobre manobras perigosas
Imagens de bastidores de campanha que teria Valécio Nogueira como protagonista
Reprodução
Em nota de esclarecimento, a concessionária Crasa confirmou o cancelamento da campanha, que foi descrita como uma iniciativa local e independente.
A empresa declarou que a Ford do Brasil não teve envolvimento ou participação na campanha, além de não ter doado o veículo nem oferecido patrocínio. Após a repercussão, a Ford do Brasil solicitou a suspensão da campanha, medida acatada pela Crasa.
“A campanha buscava, de forma bem-humorada, transmitir uma mensagem de responsabilidade e segurança no trânsito, com posicionamento claro contra manobras de risco e desrespeito às leis. [...] Lamentamos que, sem acesso ao conteúdo completo, a ação tenha sido mal interpretada”, diz o texto.
Ainda conforme a Crasa, Valécio recebeu apenas um desconto comercial para a compra de uma nova picape. Este desconto era compatível com o histórico dele como cliente fiel: ele havia comprado três unidades do novo modelo em um período de dois meses.
Empresário ainda não teve CNH suspensa
Carro voa por cima de buggy em duna de Canoa Quebrada, no Ceará
Um dos questionamentos feitos nas redes sociais era sobre um detalhe dos vídeos de bastidores da campanha: Valécio aparecia dirigindo a picape em uma das cenas gravadas.
Ainda no mês de maio, o Departamento Municipal de Trânsito de Aracati havia declarado, por meio de nota, que o carro do empresário tinha sido apreendido e que o direito dele de dirigir tinha sido suspenso.
No entanto, a suspensão é um processo que ainda está em andamento. Neste mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) divulgou que aguarda a finalização do processo de Valécio junto ao Demutran de Aracati.
Segundo o Detran, o órgão municipal deve fazer a devida comunicação para que seja possível o andamento do processo de suspensão e bloqueio da carteira de motorista no Sistema Nacional de Habilitação.
Conforme explica o órgão estadual, o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acontece em três etapas, com oportunidades de defesa do infrator. “Após a apuração, o órgão autuador deverá encaminhar ao Detran-CE a solicitação de bloqueio”, diz a nota.
O Detran informa que não há, dentro do Código de Trânsito Brasileiro, a possibilidade de suspender o direito de dirigir de forma administrativa, sem cumprir todas as etapas previstas.
Relembre o episódio
Motorista de picape usa veículo em duna e 'voa' sobre buggy
Arte g1
Os vídeos da picape ‘voando’ após subir uma duna de Canoa Quebrada viralizaram nas redes sociais no dia 17 de maio.
Nas imagens, o veículo passou por cima de um buggy que estava no local com cinco pessoas. Eles estavam fazendo um passeio e haviam parado em cima da duna. O momento seria para fazer fotos antes da descida, conforme uma das testemunhas contou ao g1.
"Quando a picape caiu na areia, fez um estrondo muito grande e observamos que não saiu do local. Corremos e vimos os airbags todos estourados, e o motorista a princípio desmaiado e imóvel. Logo em seguida abriu os olhos, mas não tinha movimentos no corpo e nem falava nada", relatou o passageiro do buggy.
Valécio ficou desmaiado após o impacto e, nas semanas seguintes, precisou ficar em observação e fazer exames médicos durante a recuperação. O impacto da pancada furou os quatro pneus do veículo, avariou o capô e acionou o sistema de airbag.
Ao se projetar sobre a duna, o veículo alcançou mais de 130km/h e uma altura de cerca de 10 metros. Os dados foram obtidos pelo professor Luan Angelo, que ensina Física, Astronomia e Ciências, vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).
Em reação ao vídeo, políticos locais repudiaram a manobra realizada, cobrando a intensificação nas ações de fiscalização, além de pedir a apuração sobre possíveis infrações de trânsito e crimes ambientais cometidos no episódio.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: