Chacina em campo de futebol de Fortaleza: saiba quem são as vítimas
07/05/2025
(Foto: Reprodução) Todas as vítimas são do sexo masculino e tinham entre 16 e 34 anos. Na mesma região, cinco pessoas ficaram feridas em uma tentativa de chacina e duas irmãs influencers foram mortas em menos de uma semana. Pedro Henrique da Silva Borges e Estefany da Silva Ribeiro, vítimas de chacina em Fortaleza.
Reprodução
Uma chacina em Fortaleza deixou quatro mortos em um campo de futebol. O crime aconteceu nesta terça-feira (6) na Rua Tambaú, no bairro Barra do Ceará. As vítimas são todas do sexo masculino, entre 16 e 34 anos. Veja abaixo quem são as vítimas.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Pedro Henrique da Silva Borges, de 16 anos, sonhava em ser jogador de futebol profissional. Ele já tinha feito testes nos times do Ceará e Fortaleza. Além disso, foi convidado para fazer teste no São Paulo Futebol Clube, o que não chegou a ser concretizado.
Carlos Johnson Viana Ferreira, de 31 anos, era feirante e tinha levado o filho para assistir ao jogo. Além da criança, ele deixa a mulher que estava grávida.
Estefany da Silva Ribeiro, 34 anos, era motoboy e tinha o costume de jogar no campo onde o crime ocorreu. Ele deixa dois filhos.
Evandro Igor da Silva Dias, 26 anos, trabalhava como pedreiro e deixa um filho.
Quatro homens são mortos a tiros em chacina em campo de futebol na Barra do Ceará
A região onde o crime ocorreu é a mesma em que duas irmãs influenciadoras foram mortas no dia 1º de maio. Após o episódio, a violência no bairro e adjacências se intensificou, resultando em cinco baleados em outro campo de futebol, ônibus depredado, protesto com barricada e fechamento de escolas. (veja a linha do tempo)
Durante o ataque, outras pessoas ficaram baleadas. Até o momento, quatro suspeitos foram capturados, sendo três adultos e um adolescente. Por conta da violência, três linhas de ônibus passaram a circular escoltadas e com alteração no itinerário nesta quarta-feira (7).
As duas irmãs influencers foram mortas por homens que pilotavam uma moto aquática e um bote a motor. Horas depois, um ataque deixou cinco pessoas baleadas em um campo de futebol. A polícia investiga ser uma represália à morte das irmãs.
Governo anuncia medidas
Elmano se manifesta após série de crimes no Ceará
Após a chacina que deixou quatro mortos e outros episódios de violência na região do bairro Barra do Ceará, o governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta quarta, uma série de medidas que serão tomadas pelas forças de segurança em enfrentamento ao crime em Fortaleza.
As medidas anunciadas por Elmano de Freitas são:
Dobrar o número de operações policiais por toda a cidade, principalmente nas áreas de maior conflito de facções;
Intensificar a ocupação do policiamento desses territórios, sem dia nem hora para sair;
Reforço nas equipes de investigação e inteligência, para que todos os crimes sejam elucidados "com a máxima urgência" e os bandidos identificados e presos;
Intensificar, através da polícia penal, as operações referentes a tornozelados que vêm infringindo as determinações da justiça, para que voltem para a cadeia, e percam os direitos adquiridos por lei;
Autorização para dobrar o número de horas extras para fortalecer as equipes.
"Ainda terei conversas hoje com a Justiça e Ministerio Público, sempre parceiros do Estado no combate ao crime, para buscar dar maior celeridade aos processos e mandados de busca e apreensão para tirar bandidos e foragidos das ruas", disse Elmano de Freitas.
Ainda conforme o governador, também estão sendo mantidas conversas com a polícia de outros estados, de onde essas facções criminosas são oriundas. A medida visa a integração com outras unidades da federação, de forma com que os criminosos sejam identificados e presos também fora do Ceará.
"Serão dadas respostas duras a esses criminosos e a esses crimes, a maioria praticada por questões envolvendo brigas e disputas de facções. Vários bandidos já foram identificados e presos, e muito mais prisões serão realizadas nas próximas horas e dias pela nossa polícia, que tem meu irrestrito apoio e minha mais absoluta confiança. Nossa luta contra o crime será cada vez maior e mais intensa", falou o governador.
Chacina em campo de futebol
Quatro homens são mortos a tiros em chacina em campo de futebol na Barra do Ceará, em Fortaleza.
Reprodução
Conforme testemunhas, as vítimas da chacina estavam jogando futebol quando criminosos armados invadiram o local, usando camisas com a palavra "Polícia Civil", e dispararam dezenas de tiros. Dois homens morreram dentro do campo.
Já os outros feridos foram socorridos, porém, um deles morreu na Unidade de Pronto Atendimento do Cristo Redentor e outro faleceu em outro hospital.
Não há informações sobre a quantidade e o estado de saúde dos sobreviventes. Também não foi informada a quantidade total de criminosos envolvidos na chacina.
Veja o local do crime:
Chacina em campo de futebol em Fortaleza veja linha do tempo
Arte: g1
Prisão
Após o crime, a Polícia Militar perseguiu o carro usado pelos criminosos e capturou quatro suspeitos. Entre eles estão três adultos, com idades de 18, 19 e 22 anos, e um adolescente de 15 anos.
Segundo a Secretaria da Segurança, quatro pistolas, 49 munições, aparelhos celulares, um veículo e drogas foram apreendidos com os suspeitos.
Os três adultos foram autuados por homicídio, por integrar organização criminosa, por porte ilegal de arma de fogo e por corrupção de menor de idade. Eles já possuíam antecedentes por tentativa de homicídio, roubo, tráfico e receptação.
Três adultos foram presos e um adolescente de 15 anos foi apreendido por suspeita de participação em chacina que deixou quatro mortos em Fortaleza.
Reprodução
Já o adolescente foi autuado em um ato infracional análogo aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. O policiamento na região foi reforçado.
"Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc) atuam na investigação na região. A SSPDS ressalta que a região recebeu reforço de policiamento ostensivo da PMCE por tempo indeterminado e que as Forças de Segurança estão trabalhando para inibir qualquer tipo de crime na região", disse a pasta.
Veja a linha do tempo dos episódios de violência na Barra do Ceará e adjacências:
Irmãs mortas em espigão e cinco baleados em campo na Barra do Ceará
1º de maio: Duas irmãs influenciadoras, identificadas como Bianca, de 15 anos, e Maria Beatriz, de 20 anos, foram assassinadas na Barra do Ceará. As vítimas, que juntas possuem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, foram atacadas por homens em uma moto aquática. Uma delas estava grávida.
Maria Beatriz (à esquerda) e Bianca (à direita) foram mortas a tiros no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza.
Instagram/ Reprodução
2 de maio: Cinco pessoas foram baleadas em um campo de futebol no Bairro Barra do Ceará. Investigações da polícia apontaram que o crime foi em represália pela morte das duas irmãs. Antônio Victor de Araújo Ferreira, conhecido como "Moscou", namorado de Bianca, foi preso por suspeita de envolvimento no ataque a tiros.
Os ônibus das linhas 110, 120 e 102 estão temporariamente sem circular pela região da Vila do Mar.
Reprodução
2 de maio: Durante à noite, homens invadiram e depredaram um ônibus na Travessa Grito de Alerta, no Grande Pirambu. Por medida de segurança, a Etufor suspendeu temporariamente a circulação de três linhas de ônibus pela região da Vila do Mar.
Trecho da Vila do Mar é bloqueado durante protesto por morte de irmãs influenciadoras em Fortaleza.
Reprodução
4 de maio: Um grupo bloqueou um trecho do calçadão do Vila do Mar, no Bairro Pirambu, em protesto pelo assassinato das duas irmãs influenciadoras. Na ocasião, foram incendiados entulhos, impedindo a passagem de veículos e pedestres na região.
Escolas têm aulas presenciais suspensas após ataques.
Reprodução/Google Maps
5 de maio: Duas escolas municipais do Bairro Cristo Redentor, que faz parte do chamado Grande Pirambu (Barra do Ceará, Quatro Varas, Pirambu e Cristo Redentor), tiveram aulas presenciais suspensas após série de ataques criminosos.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará